Ao comprar em uma loja física o cliente pode ver e tocar no produto que está buscando, porém no e-commerce tudo que o cliente consegue visualizar são as imagens do produto. Imagens padronizadas e boas descrições, bem detalhadas, são a combinação perfeita para sua loja aparecer em mecanismos de busca e passar maior segurança ao cliente, e como consequência, você converte mais vendas no seu canal online.

Busque sempre pensar como o consumidor. Por exemplo: O visitante acessa a loja e encontra exatamente o produto que estava procurando, mas a foto é de baixa qualidade, baixa definição, cada imagem com um fundo diferente, todas as imagens com tamanhos diferentes.

É uma questão de lógica. Se a loja virtual não tem qualquer cuidado com a aparência do seu próprio ambiente de vendas, por que teria cuidado em garantir um ambiente de pagamento realmente seguro, com sistemas antifraude ou cumprir com os prazos de entrega?

Algumas boas práticas sobre as imagens da loja virtual comprovadamente podem aumentar as vendas. Por isso existem alguns fatores que são importantes na hora de escolher suas fotos:

Resolução e peso das imagens:

Para que o cliente possa visualizar seu produto para tomar uma decisão de compra, você deve pensar nos detalhes, e a resolução das imagens é o detalhe mais importante.

Quanto mais pixels ela tiver, melhor será a sua nitidez. Mas não adianta inserir uma imagem muito pesada, pois isso aumenta o tempo de carregamento da sua loja, o que pode fazer com que o cliente desista de abrir a página.

O recomendável é ter no mínimo o tamanho:

  • Imagens retangulares: 600 x 500 pixels
  • Imagens quadradas: 500 x 500 pixels
  • Peso médio para imagens de produtos: nunca menor que 50Kb e evite maior que 200Kb.

Dica: Para comprimir imagens grandes acesse o site TinyJPG(Clique aqui), apenas arreste a imagem para a página do site.

Imagens com estas medidas permitem a função zoom, em que o usuário pode aproximar a imagem para ver melhor. Isso é fundamental para mostrar os detalhes do produto e esclarecer visualmente, eventuais dúvidas do cliente.

Quantas imagens colocar?

Se você fosse o cliente se sentiria à vontade para comprar um tênis se o site lhe mostrasse apenas uma imagem?

Certamente não, afinal, como você vai decidir se não puder ver o produto com mais detalhes?

O EQI, a pesquisa que avalia a qualidade do e-commerce brasileiro, considera que cada produto deve ter 2 ou mais imagens para oferecer uma boa experiência de compra online.

Isso sempre vai depender de quantos ângulos seu produto precisa ser visto para que seja totalmente compreendido, todos os detalhes, pelo consumidor online.

Outras imagens do e-commerce:

Banners são uma ótima opção para chamar atenção dos seus clientes. Os banners da home, por exemplo, são alguns dos espaços mais nobres da sua página.

É por meio deles que você vai instigar a curiosidade e o interesse em continuar navegando e conquistar os cliques que vão levar até a compra.

A qualidade da imagem para os banners é importantíssima.

Quanto mais pixels o banner tiver, melhor será a nitidez. Mas não adianta inserir uma imagem muito pesada, pois isso aumenta o tempo de carregamento, e pode fazer com que o cliente desista de abrir a página.

 

Veja o exemplo abaixo:

 

Banners:
1920 pixels X 650 pixels. Procure selecionar imagens com no máximo 800Kb para garantir um carregamento mais rápido.

Iluminação:
Busque manter a mesma iluminação em suas imagens, procurando dar a sensação de profundidade e cuidando para que as fotos não fiquem com sombras, o que prejudica o contraste das imagens.

Padrão:
Antes de selecionar as fotos, defina algumas regras e padrões para serem seguidos, como:
As fotos serão na horizontal ou na vertical?
Os produtos terão quantos ângulos distintos?
Como será o fundo das fotos dos produtos? Por exemplo; branco, preto, um cenário produzido, etc. Esses detalhes constroem a identidade da sua loja virtual e tornam a navegação mais prática e organizada.

Agora aproveite essas dicas e capriche nas imagens da sua loja virtual!

Boas vendas!