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Um layout organizado é fundamental para uma loja online ter a navegação prática e intuitiva. fazem com que a experiência do seu cliente seja satisfatória, para começar a organizar criar categorias bem elaboradas e divididas é fundamental, pois possibilita ao consumidor encontrar o que deseja com mais agilidade.
Quando as categorias são bem definidas, tornam seu e-commerce mais profissional, e isso também passa mais confiança ao consumidor. Além de ajudar a aumentar suas vendas, isso também vai possibilitar a criação de promoções segmentadas.

Mas antes de tudo você precisa entender qual a diferença entre as categorias, subcategorias e os atributos:

Categoria – São aquelas que aparecem primeiro no menu e abrangem as demais subcategorias.

Subcategoria – São ramificações das categorias. Ex. Para a categoria “Roupa feminina” podemos, por exemplo, ter as subcategorias; “camisetas”, “calças”, “saias”, entre outras.

Atributos – São atributos técnicos do produto, como: cores, matérias-primas, tamanhos. Nesse caso, na página do produto, o consumidor terá que decidir quais os atributos desejados antes mesmo de colocar o produto no carrinho.

Agora que você conseguiu entender as diferenças entre eles, vamos lhe dar algumas dicas para não errar na hora de criar as categorias e subcategorias de sua loja.

Quantas categorias?

Para ficar mais claro os tipos de produtos que você vende, é interessante manter entre 5 e 8 categorias, se sua loja possui um produto que seja carro-chefe da marca, você pode criar uma categoria apenas para ele, outra sugestão é uma categoria apenas para as promoções.

O que evitar?

Criar categorias muito gerais ou genéricas, pois desta maneira, o cliente não consegue identificar com facilidade o que está procurando, gerando muitos cliques, um pouco de confusão e provavelmente a desistência da compra.

Dica: Pesquise como seus concorrentes e as grandes redes fazem o gerenciamento por categorias de produtos no e-commerce. Isso vai te dar uma boa ideia de como organizar as categorias da sua loja online.

Agora você está pronto para dar início a criação de suas categorias, caso ainda tenha dúvidas você pode conferir nosso tutorial na área de lojistas.

Boas vendas!

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