Criar estratégias de (SEO) ou Otimização para Mecanismos de Busca é um importante passo para atrair visitantes e ter sucesso em sua loja online no longo prazo.

Não sabe por onde começar?

Vamos te auxiliar com algumas dicas para entender um pouco mais sobre a importância destas estratégias.

Afinal o que é SEO?

SEO é um conjunto de estratégias com o objetivo de melhorar seu posicionamento em mecanismos de buscas como o Google, toda vez que um usuário digitar uma palavra-chave no Google, os sites que possuam conteúdos relacionados a palavra pesquisada aparecem nos primeiros resultados.

 

Por onde começar?

A principal característica do SEO é que você mesmo pode fazer alterações para começar a ver os resultados em seu e-commerce.

Comece por uma pesquisa de palavras-chaves para encontrar os termos mais utilizados por pessoas que buscam produtos/serviços relacionados a sua loja virtual.

Busque até mesmo pelos seus concorrentes para verificar quais palavras-chaves eles costumam utilizar.

 

Palavra-chave:

Após fazer sua pesquisa, selecione as melhores palavras-chaves para seu e-commerce.

Você vai precisar pensar como o cliente faria a busca do serviço ou produto que está oferecendo.

Onde aplicar as palavras-chaves:

Títulos das páginas, títulos de produtos, textos descritivos, textos institucionais, artigos de Blog, entre outros.

A forma mais inteligente de aplicar o SEO no título das páginas, por exemplo, é utilizar o nome de sua empresa relacionando-o as palavras-chaves que vão destacar seus produtos.

 

Exemplo: A BR Digital Commerce cria plataformas para e-commerce, após nossa pesquisa descobrimos que algumas das palavras-chave que nos destacariam seriam: agência e-commerce, lojas virtuais, plataforma de vendas digitais, entre outras.

Então, nesse caso, nosso título poderia ser: BR Digital Commerce, Agência de e-commerce, Florianópolis.

Destacamos aqui o nome da empresa, uma palavra chave para o que a empresa faz e sua localização.

Dessa forma pessoas que buscarem no Google por “agência de e-commerce Florianópolis” vão poder nos encontrar entre os principais resultados listados na primeira página da busca.

 

Meta descrição:

É a descrição que aparece abaixo do título nos resultados de busca do Google, por exemplo.

Utilize esse conteúdo como um pequeno anúncio da sua loja virtual e adicione também palavras-chave pois elas aparecem em negrito nos resultados para incentivar os usuários a clicar em sua loja.

Descrição dos Produtos:

Para melhorar as buscas, sempre use palavras-chaves na descrição de cada produto e categoria de sua loja.

Dedique-se a criar um padrão próprio para o seu e-commerce que engaje o cliente e mostre ao Google sobre o que você está vendendo e o quanto você é uma autoridade no assunto.

Evite utilizar descrições padronizadas fornecidas pelos seus fornecedores, pois isso pode acabar incentivando, por meio dos resultados de busca, o seu cliente a não comprar em seu site e sim no do seu fornecedor ou algum concorrente com a mesma descrição.

Dica:

Mantenha o texto da meta descrição com no máximo 160 caracteres, que é o que o Google vai de fato mostrar na página de busca.

Boas vendas!